quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Respeito a Vida

Parte I
A Caridade
Esta semana o nosso tema é respeito. Dentro de muitos assuntos vinculados a esta palavra, iremos falar do principal. O respeito à vida.
Infelizmente nesta semana, perdi uma pessoa muito querida, a tia mais próxima da família. Dedicarei este texto a ela. Na agência, perdemos um cliente muito querido, um dia após a morte de minha familiar.
Portanto sentimos necessidade de falarmos destes dois exemplos, em duas partes. Uma voltada a minha vida e o outro ao ambiente coorporativo.
A minha tia esteve internada três meses com câncer em estágio final. Sofreu bastante, mas não quero falar da dor e sim da alegria desta pessoa. Na primeira semana internada, os médicos não deram UMA SEMANA a mais de vida para ela. E vejam, ela superou por três meses.
Paro para pensar que ela respeitava a sua vida e a dos outros. Ela lutou fortemente contra isto, pois aqui ela deixou pessoas que precisavam dela. Aliás, ela sempre viveu mais para os outros do que para ela mesma.
Em todos os momentos durante a UTI, ela se preocupou mais com a família dela, com o marido, sempre perguntando como todos estavam e  se precisavam de algo. Ela batalhou fortemente com a morte, não por ela, mas pelos outros.
Uma pessoa de coração imenso que sempre respeitou a vida que levava e a dos outros. Valorizava a todos, ajudava doentes, mendigos, famílias que estavam à beira da miséria. Nunca estava cansada para estas pessoas, sempre solícita. Ajudou todos os sobrinhos, as irmãs.Não se cansava de fazer o bem.
Com todo este exemplo, eu penso que há muitas pessoas ainda que se entregam à morte, mesmo inconscientemente.Se desgastam, se lançam à morte muitas vezes, colocando sua vida em risco.Não sabem o bem que podem fazer vivos.Não sabem o quanto são importantes  e que farão falta no mundo.Que há pessoas que valorizam sua existência.
O mais importante e fundamental respeito que devemos ter, antes de qualquer coisa, é o respeito à VIDA. Assim como minha tia lutou por viver, muitas pessoas pelo mundo lutam contra a guerra, a fome, as doenças. Crianças em estado terminal querendo viver, pessoas lutando e salvando outras da morte. Isto é primordial!

Respeito à vida- Parte II

A Felicidade

De uma maneira totalmente oposta ao texto acima, nosso cliente e amigo viveu de uma forma muito diferente, mas também foi exemplo aos que o rodeava.
Aproveitou muito a vida, com amor e respeito. Deixou um legado aos filhos, uma empresa correta e sustentável. Inspirou a muitos com palestras e anseios. Foi forte quando precisou ser, corrigiu quando houve necessidade.
Acima de tudo, lutou pelos seus ideais até o último momento. Preocupou-se com a empresa, com a família, com amigos. Perdeu noites ao buscar seus objetivos.
Infelizmente de uma maneira trágica, tudo isto foi rompido. Mas morreu dignamente, realizado e feliz. Morreu ao lado de quem amava e deixou a sabedoria a todos os que ficaram.
A lição que nos deixou foi simplesmente viver a cada dia, com suas próprias preocupações e angústias. O dia seguinte nos aguarda com novas esperanças, nova luz e novas preocupações. Não vale a pena perder noites por angústias. A vitória vem, as dores vem, mas vão. Este é o segredo da vida. Lute pelos seus ideais, se esforce. Mas não se desgaste. As coisas simplesmente acontecem. SEJA FELIZ.

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”
Madre Teresa de Calcutá
Anna Lydia

Nenhum comentário:

Postar um comentário