terça-feira, 13 de setembro de 2011

Respeite para ser Respeitado

Você respeita o tanto quanto gostaria de ser respeitado? Esse antigo ditado é muito simples na teoria e muito, muito difícil na prática.
Por que exatamente temos tanta dificuldade pra respeitar ANTES de ser respeitado? A verdade é que sempre queremos receber antes de dar, e é aí que começa a falta de RESPEITO.
Respeito: Ação ou efeito de respeitar ou respeitar-se. Apreço, atenção, consideração.
Quantas pessoas nós conhecemos e simplesmente não respeitamos?
Não respeitamos opiniões alheias, não respeitamos a natureza, não respeitamos o TEMPO de cada um e principalmente não sabemos lidar com o respeito a nós mesmos - eu gostaria muito de ser exemplo neste quesito. Quando achamos que estamos lá no topo da razão, estamos na verdade faltando com respeito: qual é o limite entre expor e impor algo?
Acima de todas as premissas individuais, temos o respeito padrão, aquele que a gente cresce ouvindo: Não grite, respeite os mais velhos, fale obrigado, peça desculpa, etc, etc, etc. O respeito simples é, muitas vezes, um ótimo começo para o respeito complexo e difícil que buscamos a vida toda.
Se simplesmente praticássemos o respeito que aprendemos em casa melhoraríamos nossa convivência com o próximo, e de degrau em degrau seria possível CRESCER. É como aprender primeiro o alfabeto, pra depois entender o que são substantivos, adjetivos e advérbios.
A proposta do Blog “Essencial é se conhecer” pra essa semana é: pratique o respeito, simples. Caminhe, coma menos, respeito seu corpo, sorria, peça desculpa, agradeça, respeite a opinião da criança sábia, respeite a opinião do senhorzinho sábio, e acima de tudo, BUSQUE nas pequenas coisas o sinal de respeito com nós mesmos.

Larissa Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário